quarta-feira, 22 de julho de 2009

Capital Digital

A exposição Capital Digital: arte, ciência e tecnologia apresenta um recorte da produção artística de Brasília, particularmente, daquela que nasce da investigação poética dos aspectos tecnológicos da contemporaneidade. A força desta vertente na cidade ocorre, sobretudo, pelo estímulo à pesquisa promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arte do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB) - a primeira universidade do país a ter uma linha de pesquisa específica em Arte e Tecnologia.

Prestes a fazer 50 anos, Brasília nasceu sob a premissa da modernidade e, por isso, carrega o encargo de manter-se constantemente atualizada. Atenta às inovações tecnológicas próprias da pós-modernidade e suas subseqüentes reverberações sociais, seus artistas promovem, por meio de suas criações, novas formas de experienciar o presente e projetar o futuro.

No século 21 vive-se a era do entrelaçamento das tecnologias na vida humana. Somos construídos e remodelados por aquilo que inventamos, sejam monumentos, cidades, meios de transporte ou aparelhos de comunicação. Com as novas tecnologias vemos surgir novos homens. Seres simbióticos de corpo e máquina. Hoje, para existir, optamos por nos hibridizar com computadores, celulares e rede de conexões como a Internet. O homem mudou e a arte como produto do homem também se modificou. Ruma cada vez mais para o campo das ciências e novas tecnologias, no qual vem encontrando um amplo universo de exploração e problematização da contemporaneidade.

Nesta exposição, apresentamos um panorama de projetos de artistas brasilienses: professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação e da Graduação em Arte da UnB, que com sua produção vem transformando Brasília, a cidade de concreto, em uma verdadeira Capital Digital. As diversas peças artísticas aqui apresentadas abordam com amplitude o universo das linguagens particulares à arte e tecnologia, transitando pela videoarte, webarte, realidade virtual, vida artificial, arte genética, gamearte, música eletrônica, instalações interativas e o universo da moda na criação de computadores vestíveis. Com esta exposição, montada exclusivamente para a Estação Cabo Branco, pretendemos criar um espaço facilitador para a experimentação reflexiva de um futuro que já é presente, de um presente que já passou.

2 comentários:

  1. BOA TARDE,A TODOS!!

    GOSTARIA DE PARABENIZAR O EXCELENTE PONTO TURISTICO DA PARAIBA.

    WAGNER BRASIL & JULIANA MONTEIRO

    ResponderExcluir
  2. Interatividade do humano e digital,
    juntando o moderno com secular.
    Neste momento com meu amor
    fui feliz, sou feliz e serei feliz.

    Goethe e Ana

    ResponderExcluir